5 dicas de ouro para melhorar o processo de negociação

Não importa se você trabalha em uma multinacional, em uma pequena empresa familiar, ou se é um profissional autônomo, uma coisa vai sempre fazer parte da sua rotina: o processo de negociação. Você negocia com fornecedores, com clientes, com seus líderes e superiores e até mesmo com seus familiares.

Porém, muitas pessoas não se sentem confortáveis nessa tarefa, metem os pés pelas mãos, cedem demais ou são muito inflexíveis e, então, acabam não conseguindo nada.

Negociar bem significa encontrar um caminho intermediário, onde haja ganhos para todos os envolvidos. Quer descobrir como se tornar uma mestra nessa arte? Então siga as dicas que preparamos neste post!

1. Conheça as suas demandas

A primeira coisa que precisa estar muito clara quando você inicia um processo de negociação é aonde você está tentando chegar. Qual é o seu objetivo? O que você quer com aquilo?

Saiba muito bem quais são as suas demandas e estabeleça as condições necessárias para você fechar o negócio, como o preço mínimo pelo qual pode vender, o máximo que pode pagar, a quantidade de parcelas etc. Tendo isso em mente, você vai saber o que pode pedir e o quanto pode ceder.

2. Seja assertiva e não agressiva

Muita gente enxerga uma negociação como uma disputa e já começa o processo como quem entra em um ringue de boxe. A postura agressiva é um ótimo caminho para sair de mãos abanando.

A inteligência emocional para controlar a ansiedade, a frustração e até a raiva é um elemento-chave para conseguir conduzir bem todo o processo. Mantenha-se firme, sem ser hostil. E não tenha medo de perguntas difíceis ou de propostas que pareçam descabidas. Isso também faz parte do processo de negociação.

3. Escute o que a outra pessoa tem a dizer

Da mesma forma que você, a outra parte também está tentando terminar o percurso da negociação com alguma coisa nas mãos. Para conseguir um bom acordo, você precisa identificar qual é o mínimo que ela está disposta a aceitar, seus motivos e seus argumentos.

A melhor forma de conseguir isso é sendo uma boa ouvinte. Além de determinar até onde você pode ir, ainda vai conquistar o respeito e a confiança da pessoa com quem está negociando.

4. Não tenha pressa no processo de negociação

A ansiedade é algo terrível! Faz com que se coloque o carro à frente dos bois e acaba estragando aquilo que tinha tudo para dar certo, inclusive um acordo que você esteja tentando fechar.

Certos processos demoram semanas, ou até meses, para serem concluídos. Algumas pessoas precisam de mais tempo para refletir, pesar as propostas. E você também deve fazer isso! Portanto, não tenha pressa de fechar um acordo. Estude bem aquilo que está sendo oferecido para ter certeza de que é o ideal.

5. Comece pelo mais fácil

Se a negociação envolver várias questões que necessitam ser discutidas, comece pelos pontos mais fáceis. Vá conquistando terreno para conseguir, primeiramente, as pequenas concessões. Depois passe para as questões mais difíceis. Assim você já garante algumas conquistas.

Seguindo essas dicas, com certeza seu próximo processo de negociação terá um resultado espetacular! Quer compartilhar alguma experiência ou ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This