Afinal, por que devo utilizar ferramentas de vendas?

As ferramentas de vendas se tornaram essenciais na atualidade. Sem elas, é praticamente impossível competir em um mercado tão dinâmico.

As dúvidas, normalmente, são as mesmas. Se vale a pena, qual o investimento necessário, quando é a hora certa, se encaixa no negócio e assim por diante.

Nesse artigo, vamos ajudá-lo a acabar com suas dúvidas. Leia com atenção e decida com sabedoria o que utilizar, como, quando e em quais situações.

Ferramentas de vendas melhoram a produtividade

A tecnologia sempre foi um recurso eficiente para melhorar a produtividade. Na revolução industrial já teve um papel importante, transformando a produção artesanal em um elaborado processo de alta escala.

Máquinas cada vez mais eficientes, novas fontes de energia, transporte e comunicação, transformaram nosso modo de vida e as relações de trabalho. De lá para cá, observamos uma enorme evolução.

As ferramentas tecnológicas nos ajudam a fazer mais com menos. Ou seja, melhoram a produtividade.

Isso pode ser notado em situações como: demorar menos tempo para emitir uma nota fiscal; evitar refazer trabalhos (por ter maior controle sobre eles); efetuar tarefas diversas com poucos cliques; atender mais clientes ao mesmo tempo; entre inúmeros outros ganhos.

Não importa qual desses fatores você considerar, vai notar que cada um deles proporciona diminuição do tempo necessário para executar qualquer tarefa. Além disso, ajuda a vender mais.

Armazenam dados sobre o cliente

É preciso conhecer o seu cliente, suas necessidades, desejos e problemas. De outra forma, você não consegue atendê-los de maneira personalizada e eficiente. Concorda? Se respondeu que sim, sabe a importância de ter informações sobre ele.  

Várias ferramentas permitem armazenar dados que ajudam a entender como seus clientes e potenciais compradores pensam e agem. Além disso, organizam essas informações para que você possa conhecê-las e analisá-las com mais facilidade e sem perder tempo.

Ampliam e integram canais

Não basta obter as informações como mencionamos no tópico anterior, é preciso usá-las de forma eficiente, tanto para se comunicar com o consumidor, quanto para encontrá-lo.

Principalmente pela utilização da tecnologia móbile, que inclui celulares e tablets, o cliente pode entrar em contato com você, com o seu produto e com a sua empresa, de qualquer lugar e hora.

Ele está presente em vários canais, como as redes sociais, os aplicativos de bate papo, os sites de pesquisa, de descontos e de compras. Mas como estar presente em todos esses lugares ao mesmo tempo? Só com o uso ferramentas elaboradas para te ajudar nisso, certo?

Com as ferramentas corretas, você pode programar postagens, respostas automáticas e publicar um mesmo conteúdo em vários canais ao mesmo tempo.

Temos dois aspectos para considerar nesse caso: o seu cliente será melhor atendido (pois você está presente onde ele também está); e você vende mais — pele mesmo motivo.  

Organizam o trabalho

Ao mesmo tempo em que a tecnologia nos ajuda nesses detalhes, todo o uso que fazemos dela acelerou a nossa rotina. Como se organizar adequadamente na vida corrida dos dias de hoje?

Você precisa de ferramentas que te ajudem a lembrar de contatos pendentes, de como foi a sua última conversa com cada cliente, suas tarefas do dia, os resultados do mês e todos os detalhes que influenciam o seu resultado.

Para concluir, devemos lembrar que existem várias ferramentas de vendas gratuitas e, mesmo entre as pagas, a maioria oferece a possibilidade de você testá-las antes de adquiri-las.

Por isso, o investimento não deve ser uma preocupação. Além disso, ferramentas tecnológicas costumam proporcionar um retorno muito maior do que o que o gasto. Mesmo assim, é sempre bom analisar as opções com cuidado e atenção.

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