Aprenda a construir bons relacionamentos para gerar novos negócios e vendas!

A internet mudou o mundo em que vivemos. O modo como as compras são realizadas representa um dos aspectos mais transformados, já que, atualmente, o consumidor pesquisa em vários locais antes de adquirir algo e assume maior poder nas transações. Nesse sentido, é importante apostar nos relacionamentos para gerar negócios.

A principal ferramenta de vendas são as relações, que geram confiança e boas oportunidades. Portanto, os melhores vendedores são os que compreendem essa nova realidade e também qual é o seu papel nisso. 

No post de hoje, vamos dar dicas sobre como construir bons relacionamentos e ser bem-sucedido nas vendas. Acompanhe!

Aposte no marketing e fortaleça relacionamentos para gerar negócios

Os pilares do marketing, de forma geral, são impulsionar as vendas de uma empresa ou marca, conquistando novos clientes e também — ou, talvez, principalmente — fidelizar aqueles que já fecharam negócios anteriormente. Para isso, é necessário elaborar uma estratégia e estabelecer uma relação com o consumidor.

O marketing de relacionamento representa o conjunto de todas as ações que a empresa realiza, com o objetivo de manter um bom relacionamento com o público.

No contexto atual, de maior independência do comprador, essa é uma ferramenta muito poderosa de vendas. Por isso, ter consciência do que você está fazendo, de forma a manter um bom fluxo de comunicação com os consumidores, é o primeiro passo para construir uma relação com eles. 

Ouça mais

Todo mundo já encontrou aquele tipo de vendedor que tenta empurrar o produto a qualquer custo. Essa estratégia pode funcionar da primeira vez, mas não contribui em nada para a construção de uma relação com o cliente e a sua fidelização.

Em vez disso, ouça mais o comprador. Entenda quais são as necessidades dele naquele momento, quais problemas ele tem e de que forma os seus produtos podem ajudar a solucioná-los.

Pare de vender

Até os supermercados já adotaram os caixas inteligentes, onde você mesmo passa as compras, embala, paga e vai embora, sem depender de nenhum funcionário. Nesse contexto, do que você acha que o consumidor precisa mais: um vendedor ou um consultor?

Para construir relacionamentos com seus clientes, eles precisam entender que você é alguém que vai ajudá-los a eliminar dificuldades, sejam elas dúvidas sobre o produto, indicação do item mais adequado para suas necessidades ou até o melhor momento para a compra.

Não tenha pressa de fechar negócio

Comprar é um ato de prazer. Muitas pessoas, inclusive, usam as compras como recompensa após passarem por um período difícil ou estressante. Mas se tem uma coisa que pode estragar esse momento é um vendedor fazendo pressão para fechar o negócio.

Dê tempo ao seu cliente e respeite o espaço dele. Esteja lá para esclarecer dúvidas, mostrar os atributos do produto e explicar as várias formas que ele pode ser aproveitado. Não pressione para que a venda aconteça rápido ou, caso contrário, você corre o risco de o cliente, na verdade, fugir!

Faça o dever de casa

Para construir um bom relacionamento com o consumidor, você precisa conhecer profundamente o seu produto. Use-o, faça testes com ele, experimente, descubra de que formas a utilização pode dar errado. Posteriormente, repasse todos esses conhecimentos para o cliente, como uma autoridade no assunto.

Lembre-se: a maior parte das informações já está disponível na internet. Se não souber nada além do que o Google pode contar, você não despertará o interesse de ninguém.

A principal lição deste artigo é: coloque o seu cliente, e não seu produto, no centro das atenções. Criar relacionamentos para gerar negócios é o objetivo de todos. Entretanto, tenha em mente que isso só será possível se você estiver prestando um serviço, de fato, relevante.

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