Como alimentos termogênicos ajudam na perda de peso?

Conhecidos principalmente por fazerem parte das dietas, os alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade de elevar a temperatura do corpo. Ou seja, eles aceleram o metabolismo, o que faz com que o corpo gaste mais energia e o processo, consequentemente, auxilia na queima de gordura.

Quando incluídos nas refeições diárias, os alimentos termogênicos também têm ação anti-inflamatória e antioxidante, além de combaterem os radicais livres. Continue a leitura deste post e saiba como os alimentos termogênicos ajudam na perda de peso!

Fortalecem o sistema imunológico

Garantir o equilíbrio do sistema imunológico é essencial não somente para conservar a saúde, mas também para melhorar a disposição física. Como o nosso organismo é exposto constantemente a agentes patológicos que podem causar doenças, reforçar a dieta com os alimentos de ação termogênica é essencial.

Dessa forma o corpo fica protegido de doenças e ainda mais bem disposto para praticar atividades físicas, facilitando a perda de peso.

Ajudam na digestão

Durante a digestão o corpo continua consumindo energia. Então, quanto mais trabalhoso esse processo for, mais calorias o corpo queimará. Os alimentos termogênicos são difíceis de serem ingeridos, por isso consumi-los é o mesmo que queimar ainda mais calorias.

Esse processo acontece por conta da termogênese. Ela tem a capacidade de equilibrar a temperatura interna do organismo com o meio ambiente. Sendo assim, todo o processo é regulado pelo sistema nervoso. Qualquer interferência, portanto, pode ajudar na perda de peso.

Melhoram o foco

A cafeína é uma substância que possui efeito estimulante. Assim, ela proporciona melhora na concentração e, consequentemente, na capacidade de aprendizado. Inclusive, ela é bastante utilizada antes dos treinos, pois deixa o foco muito mais intenso, o que faz com que o atleta termine o treino sem grandes problemas.

Quando os treinos são cumpridos com excelência, a queima de gordura acontece de forma mais eficaz também.

Favorecem o ganho de massa muscular

Estudos mostraram ganhos de massa muscular significativos com o maior uso dos alimentos termogênicos, tanto em homens sedentários quanto em mulheres que estavam acima do peso. No entanto, cabe frisar que essas pessoas foram submetidas a atividades físicas no mesmo período.

Ou seja, não basta apenas consumir esses alimentos, é preciso aderir a um estilo de vida saudável, incluindo alimentação adequada e exercícios físicos.

Aumentam a taxa metabólica

Existem diversos estudos acerca dos alimentos termogênicos. Alguns especialistas afirmam que eles podem aumentar a taxa metabólica em até 30% — é claro que tudo vai depender do estilo de vida e do histórico de cada pessoa.

Por esse motivo, para se beneficiar de tudo o que os alimentos termogênicos oferecem, é crucial procurar um médico especialista.

Podemos ver que quem está em busca de uma alimentação saudável, nutritiva e que leve à perda de peso sem comprometer o bem-estar encontra nos alimentos termogênicos inúmeros benefícios. Eles podem ser inseridos facilmente na dieta, visto que são simples de encontrar e de preparar em receitas, melhorando a saúde do organismo em diversos aspectos.

Você consome alimentos termogênicos no dia a dia? Deixe a resposta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This