Como o Instagram marketing pode ajudar a gerar novos negócios?

O Instagram foi lançado oficialmente em 2010 e, no primeiro dia em que foi disponibilizado, tornou-se o aplicativo mais baixado da Apple Store naquele período. O sucesso foi tanto, que chamou atenção de grandes empresas do mercado. Em 2012, o Facebook comprou a plataforma por nada menos que 1 bilhão de dólares. 

De lá pra cá, muita coisa mudou. Se antes o Instagram era apenas uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos, hoje ele possui uma série de diferenciais direcionados também para o mundo dos negócios. 

E parece que tem dado certo! Já são 800 milhões de usuários ativos mensalmente e 500 milhões diariamente, além de contar com 2 milhões de anunciantes na plataforma.

Pensando nisso, a seguir vamos explicar como é possível engajar consumidores com a ajuda do Instagram marketing. Confira! 

Use o Instagram For Bunisses

O Instagram For Bunisses é a ferramenta do Instagram direcionada para empresas. E não é só apenas para grandes negócios não, viu? Empresas de todos os portes ou mesmo profissionais autônomos podem usar o recurso gratuitamente.

Com a ferramenta, é possível escolher como você quer que seus clientes entrem em contato (telefone, e-mail ou mensagem), inserir o endereço da sua empresa, promover as suas publicações e ter acesso a uma série de métricas que possibilitam a análise dos resultados de suas estratégias e ações. 

Para ter acesso à ferramenta, é preciso que você tenha uma fan page no Facebook conectada a um perfil no Instagram. Depois, basta ir ao menu de configurações, clicar na opção “Alterar para o perfil comercial”, inserir os dados solicitados e pronto!

Varie nos formatos e conteúdos 

No Instagram você pode postar vídeos, imagens e utilizar a última funcionalidade lançada, o Stories. O ideal é que se utilizem todos os formatos, diversificando os conteúdos, como manking of, demonstração de produtos, lançamentos, entrevistas, dicas e tudo o que for interessante e útil para o seu público.

Imagens 

Lembre-se que no Instagram a imagem é tudo! Por isso, não dá para postar imagens sem qualidade, ângulos desfavoráveis e montagens mal feitas. Além do público não se interessar pelo conteúdo, isso poderá queimar suas vendas na internet. 

Como nem sempre é viável contratar um profissional para isso, existem muitos aplicativos disponíveis que podem te ajudar na edição de fotos, filtros e postagens comerciais. 

Não podemos deixar de falar de outra funcionalidade inserida no Instagram: agora dá pra colocar várias fotos (ou vídeos) em uma única publicação. 

Vídeos 

Os vídeos precisam ser feitos especialmente para o Instagram, já que a ferramenta permite que eles tenham duração de até 1 minuto. 

Eles também são reproduzidos automaticamente e sem som (o usuário pode ativar se quiser), portanto, é melhor criar vídeos que façam sentido mesmo sem som, pois muita gente acessa a rede enquanto está na rua, trabalho ou transporte público, por exemplo. 

Stories 

No Stories você pode compartilhar seus momentos com vídeos e fotos e personalizá-los com desenhos coloridos, filtros, emojis e textos feitos à mão. Depois de 24 horas, o conteúdo postado é apagado automaticamente. Por causa disso, dá para postar conteúdos mais “informais”, como o dia a dia do seu negócio. 

Anuncie com o Instagram Ads

Sabe aqueles posts de marcas ou empresas que aparecem no seu feed de vez em quando? Eles são anúncios patrocinados por meio do Instagram Ads. 

É o mecanismo perfeito para quem quer aumentar o engajamento das suas postagens e alcançar o público certo. Isso porque a ferramenta tem um alto poder de segmentação, permitindo que você defina as características (idade, interesses, localização, etc.) de quem você quer que veja o anúncio.

A ferramenta também disponibiliza várias métricas, mostrando os resultados da sua campanha. Assim, é possível avaliar quais ações têm dado certo e o que precisa ser aprimorado.

Gostou das nossas dicas sobre o Instagram marketing e quer receber mais conteúdos como esse? É simples! Assine nossa newsletter para ler nossas novidades em primeira mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This