Conheça 5 benefícios do colágeno para a saúde e o corpo

Essencial para manter as células firmes e unidas, o colágeno é uma proteína que proporciona à pele mais estrutura e firmeza. Essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrada em alguns alimentos. Os mais conhecidos são a gelatina e a carne vermelha.

O colágeno não é só benéfico para a pele, já que também proporciona aos outros tecidos mais integridade, como nos tendões, articulações e ligamentos, melhorando a saúde e o corpo. Veja 5 benefícios do colágeno e entenda mais sobre essa famosa proteína!

Saiba como identificar a falta de colágeno no corpo

Antes de citarmos os benefícios do colágeno, é importante que você saiba como identificar a falta dele no organismo. Vamos ao teste? Primeiro, coloque as mãos sobre a ponta do seu nariz ou orelha.

Note que eles são bastante maleáveis, mas, ao mesmo tempo, são resistentes. Podemos dizer que esse é o resultado do colágeno, que também está presente nessas duas regiões. Ele é uma estrutura tão firme que pode, até mesmo, resistir a mais tensões que um fio de aço!

Como citamos acima, ele é produzido de forma natural no organismo. Porém, tem grande tendência a diminuir conforme a idade avança. Isso acontece, normalmente, após os 30 anos. Nesse período, já é possível notar sintomas sutis de flacidez. A falta de colágeno é chamada de colagenose, e pode levar a sérios problemas.

Veja os principais sinais que a colagenose apresenta:

  • envelhecimento precoce da pele;
  • rugas;
  • flacidez;
  • dores articulares pelo enfraquecimento das cartilagens;
  • inflamação nas juntas musculares;
  • aparecimento de estrias;
  • diminuição da espessura dos fios de cabelo;
  • pele fina e desidratada;
  • surgimento de linhas de expressão;
  • má formação nos ossos, etc.

Veja os 5 benefícios do colágeno

Agora que você já sabe o que é o colágeno e como identificar a falta dele no organismo, conheça os 5 benefícios que ele apresenta para a saúde e para o corpo.

1. Aumenta a elasticidade da pele

Entre os benefícios do colágeno, o fato de ele promover maior elasticidade para a pele se destaca. Graças a ela, a pele fica mais firme, o que favorece sua resistência, mantendo as células unidas.

O colágeno também contribui para a hidratação e regeneração da pele, o que resulta em uma aparência muito mais jovem e livre de rugas.

2. Auxilia no tratamento de cicatrizes

O colágeno também é muito usado para tratar cicatrizes, principalmente as que foram causadas pela acne. Conforme a pele envelhece, ela pode cicatrizar mais facilmente, mas com marcas profundas e acentuadas. A injeção de colágeno nessas regiões minimiza ou até mesmo elimina essas marcas.

3. Favorece a saúde dos dentes

Os benefícios do colágeno não são apenas para a pele. Na realidade, o consumo dessa proteína ajuda a deixar os dentes mais fortes. Além de também deixar os tendões mais resistentes, unhas e cabelos mais bonitos e saudáveis.

4. Proporciona ótima condição hormonal

Rico em glicina, um aminoácido que é eficaz para a desintoxicação do fígado, o colágeno também é um precursor da glutationa, antioxidante abundante do organismo, responsável por equilibrar o estrogênio do corpo. Ou seja, beneficia (e muito) a saúde hormonal, até mesmo em casos de mulheres que fazem a reposição hormonal.

5. Fortalece os músculos

O colágeno também possui uma fonte rica de aminoácidos que favorecem a manutenção do tecido muscular do corpo. Quando usado por atletas, ele melhora o desempenho e ainda faz com que os músculos se recuperem mais rápido.

O colágeno representa quase 30% de toda proteína que existe no corpo humano. Não é à toa que seu consumo em forma de alimento ou suplementação é tão recomendado por diversos médicos.

Agora que você já sabe quais são os 5 benefícios do colágeno, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem informadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This