Imediatismo na compra: conheça 5 formas de gerar esse fenômeno

A sociedade moderna vive a era da agilidade de informações. Isso significa que graças aos avanços tecnológicos, incluindo o da internet, o acesso a praticamente todos os tipos de informações é permitido a todos. Exatamente por esse motivo, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e antenado.

Com essa mudança brusca no comportamento do público, o imediatismo na compra é uma excelente estratégia para não depender de propagandas externas ou de vendedores. Isso porque esse fenômeno pode ser gerado de formas simples, pensando apenas na experiência do consumidor.

Veja a seguir 5 formas de gerar o imediatismo na compra e aumente as suas vendas!

1. Exponha o produto da maneira certa

Uma das melhores formas para gerar o imediatismo na compra é melhorando a exposição do produto. Fazendo isso você estará criando mecanismos para que o consumidor se sinta “obrigado” a ver determinado produto.

Isso pode ser feito pelo circuito em que ele vai passar, como é o caso da seção de balas e doces no supermercado, que fica justamente no caixa de pagamento. Também é possível destacar os produtos com a ajuda de uma iluminação diferenciada.

2. Facilite o acesso do produto ao consumidor

Bem semelhante à exposição do produto, destacamos também a importância do acesso que o consumidor precisa ter. Tenha em mente que produtos que são difíceis de alcançar ou não têm fácil acesso ao consumidor tendem a não serem vistos ou lembrados.

Portanto, a principal dica é facilitar não somente a visualização, mas também a proximidade a eles. Afinal, o imediatismo na compra passa em 100% dos casos pelo toque e pelo acesso cômodo e rápido.

3. Adapte o discurso ao perfil do cliente

Suponha que você seja um vendedor de um tênis inovador e diferente de tudo o que já foi visto no mercado. No entanto, por ser algo tão novo, a marca do calçado é também completamente desconhecida. Você acha que essa venda pode ser concluída por um jovem de 25 anos que está aberto a novidades, ou por um senhor de 55 anos, que é mais conservador e fiel às suas marcas?

Pesquisas apontam que determinadas faixas etárias são mais suscetíveis ao imediatismo na compra dentro das lojas. Por esse motivo, são mais abertos a estímulos. Logo, investir nesse público mais jovem pode ser bastante interessante para o negócio.

4. Desperte no consumidor o senso de urgência

Quando falamos em imediatismo na compra, estamos destacando o “poder” do controle científico da situação. Nesse momento, o consumidor não para para analisar todos os prós e contras daquela compra, ele age muito mais por impulso.

Um ótimo exemplo de compras com senso de urgência é a Black Friday, a data que promove descontos agressivos e válidos somente por 24 horas. Como a Black Friday não dura o ano inteiro, há outras formas de despertar essa ação:

  • avisar ao cliente que o estoque está chegando ao fim;

  • fazer uma contagem regressiva para finalizar a oferta;

  • mostrar cores/tamanhos de produtos que estão acabando etc.

5. Conheça muito bem o seu público

O imediatismo na compra é uma estratégia que, quanto mais personalizada, mais apresenta ganhos. Ao conhecer muito bem o seu público, você saberá exatamente o que faz com que ele compre por impulso. Então, a dica final é estudar muito bem quem são os seus clientes.

Lembre-se também de sempre atualizar essas informações, já que o consumidor está cada vez mais em busca de novidades, sendo mais exigente nas suas escolhas de compra.

O fenômeno do imediatismo na compra pode mudar a forma como você gere o seu negócio. Investir em melhorias benéficas e que proporcionam ao público uma experiência única é essencial para que ele fique satisfeito depois de comprar.

E você? Usa alguma forma para despertar o imediatismo na compra que não foi citada? Conte para nós nos comentários!

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