Por que o ômega 3 é indispensável na sua dieta?

Não é de hoje que o ômega 3 é conhecido pelos benefícios que proporciona à saúde do corpo. Muito se fala dele, principalmente quem deseja perder peso de forma saudável. Contudo, nem todas as pessoas sabem, de fato, o que é e para que serve o ômega 3.

Por isso, para sanar todas as dúvidas existentes acerca do assunto, reunimos informações essenciais sobre o ômega 3 e a principal razão de ele ser indispensável na dieta. Veja!

O que é ômega 3 e quais são seus tipos?

O ômega 3 representa uma família composta por ácidos graxos essenciais, ou seja, ácidos gordurosos que não podem ser fabricados no organismo. Eles são divididos em três tipos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

O ômega 3 é essencial para a formação de membranas celulares e para a manutenção das funções orgânicas. Além disso, ele é de suma importância para a saúde do coração, do cérebro e a ocular em todas as fases da vida.

O EPA E DHA são ácidos graxos poli-insaturados do ômega 3 de cadeia longa e podem ser encontrados de forma natural em fontes marinhas, o que inclui peixes de águas frias, como o salmão, atum, cavala e também algas marinhas. Saiba um pouco mais sobre cada um deles.

EPA

O EPA, ácido eicosapentaenoico, tem ação anti-inflamatória no organismo. Isso faz com que ele auxilie as reações enzimáticas responsáveis pela produção da substância que age contra as inflamações.

Outro benefício do EPA é auxiliar a circulação sanguínea e a saúde do coração, evitando a formação de trombos no sangue. Isso também diminui o risco de trombose e de AVC.

DHA

O DHA é primordial para o bom desenvolvimento fetal e ajuda a formar a retina dos olhos. Além de tudo, ele tem ação antioxidante, sendo também o ácido graxo que mais beneficia a saúde do cérebro, favorecendo, assim, a cognição e a conexão entre os neurônios.

Dessa forma, beneficia a memória, melhora a atenção, o raciocínio, a imaginação e diversos outros aspectos relacionados à mente.

Qual é o impacto do ômega 3 no corpo de homens e de mulheres?

Tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar do ômega 3. Além de ter um poderoso efeito anti-inflamatório, ele também diminui o risco de artrite e retarda o envelhecimento precoce da pele, prevenindo as rugas.

O ômega 3 também desempenha um papel de suma importância na regulação da função celular, mantendo a elasticidade da pele, diminuindo também os efeitos negativos causados pelos raios UV.

Para as mulheres, em especial, o ômega 3 oferece inúmeros benefícios, como a redução nos níveis de estresse, e atua, também, nos ovários e no útero. Como citamos, ele desempenha um papel essencial na fluidez da membrana e na saúde celular, oferecendo proteção contra danos oxidativos. Além disso, o ômega 3 também é importante para a implantação do embrião.

As mulheres que estão passando pelos sintomas da menopausa — e sofrem com o desconforto que eles acarretam à rotina — podem sentir melhorias com o consumo de ômega 3, que diminui esses sintomas, além de melhorar o humor.

Quais são as principais propriedades do ômega 3?

Além de todos os benefícios que citamos, o ômega 3 também tem outras diversas propriedades. Veja as principais:

  • melhora a pressão alta;
  • controla diabetes;
  • atua na prevenção do câncer de mama, cólon e próstata;
  • reduz dores musculares e inflamações;
  • faz bem para o cérebro;
  • previne desequilíbrios hormonais;
  • melhora a visão;
  • deixa a pele e o cabelo mais bonitos.

Agora que você já sabe da importância de inserir o ômega 3 na dieta, aprimore os seus conhecimentos e leia também sobre os 5 alimentos que ajudam na perda de peso. Boa leitura!

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