Tudo o que você precisa saber para organizar sua carteira de clientes

Para qualquer empresa, os clientes são fundamentais para os negócios, pois sem eles dificilmente uma organização sobrevive por muito tempo. No entanto, muitos vendedores satisfeitos com a quantidade de consumidores acabam se esquecendo de investir na qualidade do atendimento, sem conseguir aproveitar o potencial de cada cliente.

Por isso, é indispensável saber organizar a carteira de clientes para garantir a maior satisfação do consumidor e trazer resultados de maneira mais eficiente.

Quer saber como realizar essa organização e fidelizar mais clientes? Então, continue lendo este post e confira algumas dicas que separamos especialmente para você.

Segmentar os clientes por meio da frequência de compra

Cada cliente é único e tem suas caraterísticas próprias, o que demanda atitude do vendedor para uma atenção mais específica. Contudo, isso não significa que não deve ter similaridades entre os grupos, pois é justamente a partir do agrupamento de interesses que é possível separar os clientes de acordo com os perfis parecidos e a frequência de compra.

Nesse caso, deve realizar uma divisão mensal, ou seja, segmentar os consumidores ativos que compram todo mês ou a cada dois meses. Assim, além de poder estabelecer quais clientes estão ativos e ter a primeira organização da sua carteira, é possível comunicar-se de maneira mais eficiente com quem compra com você.

Recuperar os clientes que há muito tempo não compram

Ao organizar a carteira de clientes, é importante saber quais há algum tempo já não compram e estão se tornando inativos. Se alguns deles deixaram de comprar no seu estabelecimento é fundamental descobrir o motivo e, principalmente, reverter o quadro e trazer os clientes de volta.

Para isso, é necessário realizar um planejamento para acompanhar os consumidores que estão saindo da sua carteira, a fim de preparar a melhor maneira de abordagem e evitar a inatividade deles.

Trabalhar ações para aumentar o ciclo de vendas

Analisar o momento ideal para aumentar o ciclo de vendas é uma forma de fazer com que os clientes que já estão adquirindo algum produto comprem mais.

Contudo, para obter esse resultado é preciso conhecer as necessidades de cada cliente e manter uma ação otimista, de modo a garantir o melhor atendimento. Com isso, há mais chances de satisfazer os clientes e mantê-los motivados. Consequentemente, as vendas tenderão a aumentar.

Monitorar os indicadores de desempenho das vendas

Para obter sucesso quando organizar a carteira de clientes, é preciso medir o desempenho das vendas como um todo, isto é, definir e monitorar os indicadores que evidenciem esse processo, para não se basear no achismo.

Para isso, existem diversas maneiras de mensurar a prática de vendas, como número e valor do total de saídas, oportunidades no funil e vendas encerradas, taxa de vitórias, média dos negócios e muitas outras.

Usando essas métricas, é possível avaliar o que está acontecendo e saber se há situações abertas o suficiente para finalizar novos negócios e se a média aumentou ou diminuiu. Assim, vale traçar planos de ação para conseguir melhor desempenho nas vendas.

Definir metas usando o bom senso

Geralmente, os vendedores são movidos por metas e precisam ser motivados para obter os melhores resultados. Porém, as metas não podem ser irreais, ou seja, impossíveis de ser alcançadas, pois isso desmotiva a equipe e atrapalha os negócios.

Usar o bom senso para defini-las é o ideal, e uma boa maneira de fazer isso é determinar uma meta para a equipe e, posteriormente, dividir pelos vendedores. No entanto, é preciso analisar se faz sentido que alguns colaboradores tenham metas diferentes entre si, sendo maiores para alguns e menores para outros.

Com estas dicas, é possível organizar a carteira de clientes e aproveitar as melhores oportunidades, identificando as dificuldades que precisam ser trabalhadas. Também é possível induzi-lo a atingir as metas de vendas e fidelizar os clientes no fechamento de novos negócios, já que você terá uma atuação de atendimento mais direcionada e específica.

Agora, que já sabe como organizar a sua carteira de clientes, que tal receber mais dicas para melhorar os seus resultados? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das principais novidades!

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