(X) sinais que o corpo dá quando a alimentação não está correta

Que a alimentação balanceada possui impacto direto na sua saúde, todo mundo já sabe.

Mas a verdade é que, devido à falta de tempo e a agitação da rotina, muita gente ainda deixa de prestar atenção ao que come, sem lembrar que uma dieta ruim pode ser muito mais nociva do que uma vida sedentária.

O problema nisso é que, até mesmo a curto prazo, os sintomas de uma má alimentação podem ser sentidos de forma intensa pelo seu corpo, e ainda atrapalhar as atividades do seu dia a dia.

Neste post, você vai aprender a identificar alguns sinais de alimentação incorreta e saber como corrigi-los para melhorar sua qualidade de vida. Acompanhe:

1. Sono ou cansaço frequentes

O nível de energia que você sente durante o dia pode ser um dos melhores indicadores da qualidade da sua dieta. Se você luta contra a preguiça, sono e cansaço extremos até mesmo algumas horas depois de acordar existe a possibilidade de sua alimentação ser pobre em ferro, vitamina C, carboidratos ou proteínas.

Também é preciso verificar se você consome muitos alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, frituras ou gorduras saturadas, pois estes demandam muita energia do organismo para sua metabolização, o que pode te deixar exausto com facilidade.

2. Dores de cabeça excessivas

Se você sofre com enxaquecas ou dores de cabeça frequentes, seu organismo pode estar intoxicado pelo excesso de produtos industrializados, devido ao alto nível de conservantes, corantes e aditivos químicos presentes em suas composições.

Para combater esse problema, é importante enriquecer a sua dieta com frutas e vegetais orgânicos, livres de agrotóxicos que possam prejudicar ainda mais o seu organismo.

Os peixes como salmão, atum e sardinha, chás de erva cidreira ou camomila e frutas cítricas também podem ajudar, pois reduzem a pressão na cabeça e facilitam a circulação sanguínea nessa área.

3. Sensação de fome constante

Um dos sinais de alimentação incorreta mais incômodos, principalmente para quem deseja perder peso, é a necessidade intensa de se alimentar que aparece quase o tempo todo, inclusive logo após uma refeição.

A fome é basicamente uma mensagem que seu corpo te envia para solicitar nutrientes que estão em falta. Logo, se este sentimento está presente com muita frequência, isso pode indicar a exclusão de certos grupos de alimentos, dieta desequilibrada ou até mesmo a falta de refeições importantes para sua saúde.   

4. Intestino preso (ou solto demais)

Tanto a diarreia quanto a constipação podem ser um sinal de que seu organismo tem uma baixa ingestão de fibras.

Vários estudos científicos recentes são capazes de comprovar que a fibra solúvel tem a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico do estômago, o que aumenta o sentimento de saciedade, retarda a absorção de nutrientes no intestino delgado e promove uma saída saudável das fezes.

Por isso, se você possui algum tipo de desconforto digestivo, tente consumir mais alimentos integrais, como arroz, aveia, nozes, granola, feijões e lentilhas. 

Com tantos efeitos nocivos para a sua saúde, você já sabe que os sinais de alimentação incorreta são importantes para te alertar sobre possíveis perigos maiores para o funcionamento do seu organismo. Por isso, não deixe de se cuidar e consultar um nutricionista sempre que necessário.

Gostou do post? Está disposto a mudar de vida, começando com uma alimentação mais saudável? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This