3 dicas essenciais para quem quer aprender como fidelizar clientes

Saber como fidelizar clientes está entre as principais estratégias de empresas que visam crescer e evoluir. Diante de um cenário de concorrência, ter consumidores que são fiéis à marca e ainda fazem divulgações para outras pessoas é uma das maiores formas de se destacar.

No entanto, ao contrário do que alguns profissionais acreditam, vender muito nem sempre quer dizer que um cliente está fidelizado. O processo é longo e requer empenho de todos os envolvidos com o negócio.

Pensando nisso, reunimos, neste post, 3 dicas para que você aprenda a fidelizar os seus clientes e coloque a sua distribuidora em um patamar diferenciado. Confira!

1. Deposite valor em cada produto

O primeiro passo para saber como fidelizar clientes é entender a diferença entre preço e valor. Para isso, usaremos um exemplo simples. Imagine que você tem uma loja que vende terno.

O cliente que procura o seu produto não quer apenas uma roupa social. Na verdade, ele busca um terno que vai ser usado em um casamento, então precisa ser bonito para ficar bem nas fotos. Ele quer se sentir confortável, pois todos vão olhar para ele. Isso é o valor agregado.

Reconhecer essa diferença é importante para vender para o seu cliente muito mais do que o preço que está marcado no produto. Ao atendê-lo é preciso vender, mais do que o item, o valor acoplado. Assim, ele se sente muito mais satisfeito com a compra, e não fica com a impressão de que está pagando mais do que vale.

 2. Coloque-se no lugar do cliente

Quando falamos em fidelização de clientes, estamos incluindo principalmente a experiência que ele tem com a marca. Ou seja, um consumidor só vai ser fiel a sua empresa se ele sentir que todas as suas necessidades estão sendo atendidas.

Sair da posição de gestor para se colocar no lugar do seu público é uma das melhores formas de saber se o atendimento oferecido é realmente de qualidade, se o produto atende às expectativas e se a imagem da empresa é transmitida de forma positiva.

Para isso, procure atender o seu cliente da mesma forma que gostaria de ser atendido por um vendedor/consultor. Se você tem um número de telefone para conversar com potenciais clientes, veja se o tempo de espera condiz com o tempo que você gostaria de ser respondido.

Essas e outras ações são essenciais para entender o que pode ser melhorado para a fidelização acontecer de forma mais rápida e eficiente.

3. Utilize bons canais de comunicação

A próxima dica para quem quer aprender como fidelizar cliente é a mais óbvia, mas muito ignorada. Se você quer saber se o serviço fornecido é realmente bom, adequado e que satisfaz as necessidades do seu cliente em todos os sentidos, você precisa ouvir o que ele tem a dizer.

O feedback de quem já comprou ou compra da sua marca é uma das formas mais inteligentes de criar uma estratégia de fidelização. Com as informações coletadas é possível conhecer as dores, os problemas e os objetivos do seu público, sendo mais fácil investir em formas de melhorias. Clientes satisfeitos e confortáveis com a experiência que tiveram com a marca são, consequentemente, fiéis à empresa.

Investir em canais de comunicação que sejam eficazes é uma boa forma de saber o que o público tem a dizer. Isso pode ser feito por meio de perguntas em e-mails, pesquisas de satisfação e, até mesmo, em uma conversa direta com o consumidor.

Como vimos, saber como fidelizar clientes exige disposição e empenho para entender perfeitamente o perfil do seu público e oferecer sempre o melhor para ele. Dê atenção à construção de relacionamento para criar uma estratégia de fidelização efetiva.

E você, gostou de saber mais sobre como fidelizar clientes? Viu como é uma estratégia importante para o crescimento do seu negócio? Conte para nós nos comentários as suas experiências sobre o assunto!

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