4 benefícios do consumo de cafeína

De sabor marcante e aroma inconfundível, a cafeína — presente no café, chá, refrigerantes e até em algumas sobremesas — é uma substância encontrada em mais de 60 plantas. Entre suas principais características, destaca-se a de efeito energético. Isso acontece porque ela atua sobre o sistema nervoso central, agindo como estimulante sobre o metabolismo e o coração.

Além disso, o consumo moderado de cafeína proporciona outros benefícios ao organismo. Veja os 4 principais a seguir!

1. Promove a perda de peso

Por ter efeito termogênico, a cafeína acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias e, consequentemente, perca peso. Além disso, a substância também promove a lipólise, que leva o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia.

A cafeína também tem efeito diurético, ou seja, promove a perda de fluídos do corpo, sendo bastante útil para quem sofre de retenção de líquidos, por exemplo. Por fim, enfatizamos o efeito supressor de apetite, que ajuda a evitar o consumo de calorias extras.

2. Deixa o cérebro mais ativo

Nenhum estudo comprovou que a cafeína pode deixar o ser humano mais inteligente. No entanto, ela ajuda a melhorar o foco e aumenta as atividades do cérebro. Isso acontece porque a substância provoca a liberação de dopamina — neurotransmissor da sensação de prazer, motivação, cognição e aprendizagem.

Esse processo é responsável pelo estado de alerta, resolução de problemas e situações de grande tensão e pressão vividos pelo ser humano, o que torna o cérebro mais ativo e em melhor funcionamento.

3. Ajuda nas práticas esportivas

Quem pratica atividades físicas encontra na cafeína um dos melhores estimulantes. Ela aumenta ligeiramente a saúde cardíaca e a taxa de respiração, o que acaba estimulando o sistema nervoso. Esse processo prepara o corpo para que ele atinja o máximo de desempenho durante os exercícios físicos, principalmente os de alta intensidade.

Por esse motivo, é comum que bebidas energéticas e até mesmo a suplementação alimentar destinadas aos esportistas sejam à base de cafeína.

4. Previne inflamações na pele e olheiras

Outro benefício da cafeína é que ela tem propriedades anti-inflamatórias, que são eficazes para a redução da inflamação e vermelhidão na pele. Por esse motivo, a substância é usada como um ingrediente em diversos cremes para o tratamento de inflamações dermatológicas, realçando sua eficácia.

Além disso, pessoas que têm olheiras hereditárias encontram na cafeína propriedades que são benéficas para reduzir o inchaço associado às olheiras. A substância também diminui o acúmulo de sangue sob os olhos, melhorando olheiras escuras.

Como consumir a cafeína de maneira saudável?

Os benefícios citados só poderão ser usufruídos se a cafeína for ingerida na quantidade recomendada. Isso porque, assim como qualquer estimulante, o consumo em excesso pode causar insônia, ansiedade, gastrite e outros efeitos negativos. A cafeína pode ser encontrada em diversos alimentos e bebidas, como:

  • chá mate;
  • chá verde;
  • chá preto;
  • refrigerantes;
  • chocolate;
  • achocolatados;
  • bebidas energéticas;
  • alguns medicamentos.

A dose máxima recomendada de cafeína não deve ultrapassar 300 miligramas, que equivalem cerca de oito a dez xícaras de café, ou a cinco latas de energético.

Por fim, cabe frisar que diversos fatores influenciam os resultados do consumo da cafeína e, por isso, o excesso pode trazer problemas de saúde. Ou seja, o consumo moderado é essencial. Os atletas podem buscar pela ajuda de um nutricionista para que o profissional avalie seu estado de saúde e indique a dose exata. 

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