5 alimentos para dieta saudável que não podem faltar no seu cardápio

Uma boa alimentação é aquela composta por refeições balanceadas e ricas em variedade de alimentos. Cada grupo alimentar tem nutrientes diferentes e desempenha funções distintas e essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Portanto, quanto maior a diversidade de alimentos, mais alta será a quantidade consumida de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes essenciais para a saúde. Porém, é preciso mais do que só uma boa alimentação. Também é indispensável cultivar outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos.

Tem interesse no tema? Então,conheça agora 5 alimentos para dieta saudável! Boa leitura!

1. Frutas

No mercado, é possível encontrar uma enorme variedade de frutas, cada uma com diferentes sabores. Elas são ideias para o consumo no café da manhã e lanches, já que são práticas e gostosas. Podem ser ingeridas puras ou combinadas com iogurtes, aveia, linhaça ou outros alimentos que tornem a refeição ainda mais nutritiva.

2. Legumes e verduras

Os legumes e as verduras são alimentos essenciais para uma vida saudável e, principalmente, para os que desejam perder peso. Afinal, costumam saciar devido à alta quantidade de fibras. Eles são ricos em nutrientes e geralmente tem baixa quantidade de calorias.

Para os que têm dificuldade em consumir verduras e legumes, o ideal é experimentar vários tipos até encontrar aqueles que mais agradam ao paladar. Além disso, testar novas preparações e temperos pode ajudar a mudar a maneira de ver e de degustar esses alimentos.

3. Oleaginosas

As oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, avelã, entre outras) são alimentos indicados para proteger o coração, no entanto, seus benefícios vão muito além disso.

Elas podem ser consumidas puras, por serem um lanche rápido e que ajuda a disfarçar a fome. Mas, se preferir, é possível acrescentá-las em preparações, como em bolos e pães, utilizando-as em formato de farinha ou em pedaços. Outra ótima opção é misturá-las com algumas frutas secas e armazenar esse mix em pequenas embalagens que podem ser levadas na bolsa. 

4. Queijos brancos

Os queijos brancos são uma ótima opção de alimento, pois são leves (já que são menos gordurosos que os outros), saudáveis, saborosos e versáteis. Podem ser consumidos no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo na ceia, junto com uma torrada ou pão integral.

5. Extrato de cacau

O extrato de cacau é um desses ingredientes excelentes para incluir no cardápio a fim de conquistar um corpo e mente mais saudáveis, afinal, ele apresenta inúmeros benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

  • tem ação antioxidante;

  • melhora o humor;

  • ajuda a regular o intestino;

  • é rico em vitaminas e sais minerais;

  • diminui o colesterol ruim;

  • é anti-inflamatório;

  • ajuda no processo de perda de peso.

Sendo assim, invista nos diversos tipos de alimentos para dieta saudável e alcance seu objetivo — seja ele chegar ao peso ideal, seja levar uma vida com maior qualidade. Só não se esqueça de que a alimentação saudável deve ser uma mudança permanente, ou seja, deve fazer parte de uma reeducação alimentar para proporcionar resultados melhores e mais duradouros.

Gostou de conhecer os alimentos que não podem faltar em uma dieta saudável? Então, venha conferir também qual a importância dos exercícios físicos para a saúde!  

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