5 estratégias para receber indicações e referências de clientes

O marketing boca a boca, conseguido por meio de indicações de clientes para outros, continua sendo, até hoje, uma das estratégias mais eficientes e baratas. Mas, para que isso ocorra, você precisa convencer pessoas que já consumiram sua marca a falarem de você para outras pessoas.

O primeiro passo para conseguir indicações de clientes é prestar um bom serviço ou trabalhar com um produto de qualidade. O segundo é fazer um atendimento que seja digno de ficar na memória do consumidor.

Mas, além disso, existem algumas estratégias que você pode usar para incentivar os clientes a recomendarem você para seus familiares e amigos. Para ajudá-lo a descobrir que estratégias são essas e começar a implementá-las já em seu negócio, elaboramos este post com dicas valiosas. Leia e fique por dentro!

1. Pedir indicações de clientes

Muitas pessoas ainda têm vergonha de pedir indicações para seus clientes por achar que estão pedindo um favor. Essa é uma visão antiga e equivocada.

Em primeiro lugar, porque as pessoas, no geral, preferem contratar serviços e comprar produtos depois de saber a opinião de pessoas próximas que já estiveram na mesma situação.

Além disso, grande parte das pessoas tem satisfação em indicar um bom profissional, que atendeu bem a suas necessidades e ofereceu uma solução para um problema. Assim, não é vergonha nenhuma pedir indicações a seus clientes — ao contrário, é uma boa relação para todos os lados.

2. Aproveitar o momento certo

Um dos segredos para conseguir fechar um negócio é entender a curva da experiência de compra do cliente. Se você abordá-lo cedo demais e pressioná-lo para uma decisão, é provável que receba um “não”. O mesmo acontece se perder o momento em que ele está mais interessado na compra.

Para a indicação, vale a mesma lógica. O melhor ponto para ele indicar seus serviços é logo depois da conclusão de uma negociação de sucesso.

Nesse momento, ele estará satisfeito e mais inclinado a desejar compartilhar sua descoberta com outras pessoas. É aí que você pode incentivá-lo a fazer a indicação.

3. Construir um bom relacionamento

Ninguém indica o serviço de alguém se achar que foi mal atendido, nem se o produto oferecido for muito bom. Por isso, mais do que fazer uma venda, é importante pensar em construir uma boa relação com seus clientes.

Práticas como fazer um follow-up depois da venda para saber se ele tem alguma dúvida a respeito do produto, se precisa de alguma orientação, ou até enviar para ele materiais interessantes são boas formas de manter o vínculo com o cliente, criar uma boa relação e, ainda, ser lembrado por ele para futuras indicações.

4. Proporcionar boas experiências de compra

Ainda que o produto seja bom, se a experiência de compra não for positiva, aquele cliente não volta a comprar de você — e recomendar seu atendimento para os outros, nem pensar!

Por outro lado, se ele tem uma experiência de compra marcante, não só será um cliente fidelizado, como indicará seu trabalho para outras pessoas. Pense nos detalhes para que o consumidor sinta-se especial enquanto estiver no seu estabelecimento ou em contato com você.

Dê atenção, ouça-o, providencie brindes e outros mimos que façam com que a experiência da compra fique na lembrança. Assim você vai conquistar seus clientes de vez!

5. Elaborar um programa de vantagens

Muitas grandes marcas têm programas de vantagens para indicações de novos clientes, mas modelos parecidos podem ser pensados por quem tem uma pequena empresa, ou até por autônomos.

Ações como “indique um amigo e ganhe desconto”, ou “traga um amigo e ganhe um brinde” podem ser bons chamarizes de indicações. As indicações de clientes são um tipo de marketing fundamental para todo negócio.

Além de trazerem novos consumidores para seus produtos, com um bom relacionamento, você acaba criando uma comunidade de defensores da sua marca, dispostos a atuar como “embaixadores” diante de outras pessoas.

Agora que você já sabe mais sobre como conseguir essas recomendações, aprenda também sobre as necessidades do consumidor e comece já a conquistar uma fatia maior do mercado!

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