6 erros de um vendedor iniciante que você não pode cometer

Independentemente do setor, qualquer vendedor iniciante está sujeito a erros. Alguns são bem comuns e podem ser cometidos mesmo pelos profissionais mais experientes. O importante é saber identificá-los a tempo e tentar corrigi-los nas próximas vendas, o que pode ser determinante para o seu sucesso.

No post de hoje apresentamos 6 erros frequentes na rotina dos vendedores em início de carreira. Continue a leitura para saber mais e aprender a não cometê-los!

1. Não conhecer o produto

É o erro mais comum e, possivelmente, o mais grave. É importante destacar que vender é o ato de convencer alguém a adquirir ou aderir a um produto, serviço ou ideia. Para isso, é fundamental que se entenda do assunto, até porque podem surgir algumas dúvidas.

Um bom vendedor não só conhece bem o seu produto, como também deve estar preparado para responder a todos os questionamentos dos clientes. Portanto, estude, pesquise e experimente o produto antes. Se possível, converse com vendedores mais experientes para tirar dúvidas e pegar algumas dicas.

2. Não ser pontual

É normal que ocorram imprevistos, mas chegar atrasado com frequência nos compromissos é muito desagradável. Se marcou de se encontrar com um cliente, o mínimo que ele espera é que você chegue na hora certa. Isso pode até não ser determinante para efetivar a venda, mas pode ser um diferencial.

Então, se você é um vendedor iniciante, crie uma agenda física ou eletrônica para todos os seus compromissos, deixando um espaço entre eles para deslocamento, se for necessário. Saia sempre com muita antecedência, pois é melhor chegar mais cedo do que se atrasar.

3. Não escutar o cliente

Todo vendedor precisa ter o discurso de venda na ponta da língua para convencer o cliente. Mas é um grande erro se ater apenas ao que foi preparado, sem prestar atenção ao que está sendo dito.

O cliente não só costuma dizer o que realmente procura, como também pode entregar suas vontades nas próprias perguntas. Assim, preste muita atenção ao que ele está dizendo e dê abertura para interrupções na sua fala. Fugir do roteiro, algumas vezes, pode ser o que falta para fechar mais vendas.

4. Não oferecer soluções

Da mesma forma que o erro anterior, este decorre da falta de atenção às necessidades do cliente. Pode ser que ele não tenha interesse em adquirir um dos produtos que você está oferecendo, mas outro possa servir melhor.

Se o cliente aponta que não tem interesse no produto ofertado, ou mesmo se você percebe isso enquanto tenta convencê-lo, não deixe de perguntá-lo exatamente o que gostaria. Ajude-o a identificar os problemas que ele pode nem conhecer e ofereça outras soluções. Apenas tenha cuidado para não ser inconveniente.

5. Não ter modéstia

Um comportamento comum a vendedores iniciantes e experientes é falar demais, ser arrogante e muito confiante. A postura do profissional acaba chamando mais atenção que o produto em si.

Um bom vendedor nunca se sobrepõe ao produto que está oferecendo. Da mesma forma, não julga a venda realizada apenas porque fez uma apresentação bem-feita. Ou seja, tenha humildade e não conte vantagem antes da hora!

6. Não ser organizado

Por fim, temos um erro bem comum e fácil de ser resolvido. A falta de organização pode comprometer toda a rotina de trabalho. Por isso, é necessário planejar bem as visitas e todas as atividades do dia a dia.

Para isso, conte com agendas, aplicativos e alguns softwares de gestão. Essas ferramentas ajudam a organizar as tarefas, além de contribuir para a pontualidade e melhorar a relação com clientes e fornecedores.

Enfim, esses são apenas alguns erros cometidos por vendedores iniciantes. Para não cometê-los e ter sucesso nas suas vendas, lembre-se de estar sempre bem informado e se preparar para diferentes situações. Por mais que sejam ruins, os erros contribuem bastante para o aprendizado.

E aí, gostou do post sobre os erros de um vendedor iniciante? Conseguiu entender como alguns desses equívocos podem prejudicar as suas vendas? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais, pois o assunto pode interessar a outras pessoas.

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