Afinal, como empreender com sabedoria? Descubra aqui!

Depois de mais de dois anos de crise financeira intensa, o Brasil começou a dar os primeiros sinais de uma retomada de crescimento em 2017. Infelizmente, porém, com todos os sobressaltos políticos pelos quais o país tem passado, está difícil começar a respirar um ar mais próspero.

Em um contexto com esse, grande parte das pessoas fica com receio de começar um novo negócio. O segredo, nesses casos, é saber como empreender para diminuir os riscos de não ter o retorno desejado dos investimentos.

Neste post, damos dicas de como definir o melhor segmento para empreender e os aspectos que você precisa observar para ter mais segurança nessa jornada. Boa leitura!

Estabilidade

O primeiro aspecto que você precisa observar é a estabilidade do setor em que pretende entrar. Observe se a sua ideia de negócio é algo que está relacionado a uma moda com um ciclo de vida curto ou se estamos falando de algo que vai permanecer no mercado por alguns anos.

Não há uma opção correta, e você pode optar por iniciar em um negócio que faz parte de uma onda passageira. Mas essa escolha precisa ser muito bem fundamentada, baseada em dados do mercado que vão dar as indicações sobre se o investimento pretendido é razoável ou não.

Produtos e serviços

Alguns produtos e serviços ocupam um lugar muito especial no mercado. Estamos falando dos segmentos que atendem necessidades básicas de todo ser humano. Alimentação, moradia, transporte e comunicação são alguns exemplos.

Em tempos de crise, é interessante apostar nesses segmentos, uma vez que é mais difícil de os consumidores abrirem mão desses itens. Fique ligado também às tendências para fazer a sua escolha. Se for apostar no mercado da alimentação, por exemplo, lembre-se que há uma grande tendência no consumo de produtos saudáveis e fit.

Plano de compensação

Se você está pensando em fazer parte de uma equipe de alguma empresa que trabalha com marketing em rede, um dos aspectos fundamentais que precisa conhecer é o plano de compensação dessa empresa.

Trata-se da forma como a organização recompensa seus afiliados. Em algumas delas, os prêmios são fáceis de serem alcançados, mas os ganhos devem ser distribuídos entre muitas pessoas, fazendo com que os ganhos reais sejam pequenos.

Em outras, é muito difícil ascender de nível, o que pode ser um fator desmotivante. E há uma terceira alternativa, em que sua premiação varia de acordo com o quanto você pode se dedicar ao negócio. Avaliar esse sistema é importante para ver se justifica o investimento inicial em produtos para fazer parte da rede de distribuidores.

Integridade

Nas empresas, a integridade é a capacidade de ter um alinhamento profundo na forma como pensam, sentem e agem as pessoas que formam essa organização. Considerando que uma empresa é formada por várias e diferentes pessoas, é um desafio e tanto! Mas esse valor tem sido cada vez mais buscado no mercado. Empresas íntegras conseguem até mesmo mais investimentos.

Se você vai começar sua empresa do zero, cuide para que a integridade faça parte da cultura organizacional. Se vai se juntar a uma rede maior de empresas como franqueado ou representante, pesquise sobre esse aspecto.

Suporte

Por fim, mas não menos importante, você deve verificar que tipo de suporte terá em seu novo negócio. Caso esteja abrindo uma empresa do zero, procure órgãos, associações e entidades do segmento em que pretende atuar e veja que tipo de serviços de apoio eles oferecem.

Por outro lado, se vai optar por ser uma franqueada ou representante comercial de alguma marca já estabelecida, veja que tipo de suporte essa empresa dá aos seus colaboradores. Verifique se há treinamentos, consultorias para o esclarecimento de possíveis dúvidas e até mentorias para você continuar crescendo.

Começar um novo negócio é uma tarefa que apresenta muitos e grandes desafios. Por isso, entender como empreender, estudando bem o mercado e traçando o seu plano de atuação, é a chave para ter sucesso, mesmo em momentos de crise.

A Rede Fácil é uma das maiores empresas de venda direta do país e oferece possibilidades reais de crescimento para você prosperar nos negócios. Entre em contato conosco e veja como fazer parte dessa rede!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This