Afinal, quais são as propriedades e benefícios da Stévia?

Seja para quem está de dieta, seja para quem busca por uma alimentação balanceada, trocar alguns alimentos industrializados por opções naturais é indispensável.

Muitas pessoas, inclusive, substituem o açúcar pelos adoçantes, que são mais saudáveis e têm menos calorias. Entre eles, destacamos a Stévia. Feita a partir de uma planta nativa da América do Sul, ela é usada como adoçante natural graças às suas propriedades altamente benéficas para o organismo.

Quer saber quais são os benefícios da Stévia? Então continue a leitura!

O que é Stévia?

A Stévia é um pequeno arbusto que pertence à família dos crisântemos. Ela é conhecida e utilizada há muitos anos pelos índios brasileiros, principalmente por conter propriedades medicinais com capacidade adoçante. Suas folhas contam com uma capacidade adoçante enorme, cerca de 300 vezes mais doces que a sacarose. 

O melhor vem agora: a Stévia não oferece riscos à saúde, desde que seu consumo seja correto e moderado. Além disso, os benefícios da Stévia vão além da baixíssima quantidade de calorias, ela também tem diversos nutrientes.

Como a Stévia funciona?

Há duas substâncias que fazem parte do sabor da Stévia. A primeira é o esteviosídeo, que tem um gosto mais amargo. Já a segunda, que se chama rebaudiosídeo, é mais doce. 

Em sua forma natural, os benefícios da Stévia são inúmeros. Por isso, o jeito mais seguro para consumi-la é com as folhas desidratadas e moídas em pó, pois assim a planta sofre menos processos industriais e continua oferecendo o gosto doce.

Há também o que chamamos de extrato de Stévia, em que se usa somente a parte mais doce e menos amarga da planta, eliminando o esteviosídeo. Forma-se um adoçante que é 200 vezes mais doce que o açúcar, mas com a redução de algumas propriedades benéficas à saúde. 

Por que ela é indicada?

Diferentemente do açúcar, a Stévia é um poderoso adoçante natural. Sendo assim, é a melhor opção para quem está em busca de uma dieta saudável e por quem é diabético. Veja os principais benefícios da Stévia:

1. É um adoçante natural

Como já citamos, as folhas da Stévia são mais doces do que o açúcar, ou seja, com uma pequena quantidade de Stévia é possível adoçar diversas receitas.

2. Auxilia no controle da diabetes

Como a Stévia não provoca a metabolização da glicose no organismo, ela controla a diabetes, reduzindo as chances de complicações geradas pela doença.

3. Ajuda na perda de peso

O glicosídeo contido na Stévia não metaboliza calorias, sendo assim, o adoçante favorece a perda de peso saudável — desde que o consumo seja moderado.

4. Inibe a formação de cáries

O consumo excessivo de açúcar é prejudicial para o organismo e também para os dentes. No entanto, a Stévia, ao contrário do açúcar tradicional — que deteriora os dentes —, ajuda a prevenir o surgimento de cáries. Além disso, a planta também auxilia na redução do tártaro e das placas que prejudicam a saúde bucal.

5. Regula o apetite

Os adoçantes artificiais não ajudam a suprir a vontade de comer doce. Entre os benefícios da Stévia destacamos a capacidade de suprimir esse desejo, mas sem causar efeitos colaterais. Ou seja, o apetite é regulado de forma saudável.

Os benefícios da Stévia são essenciais para a saúde e é por esse motivo que ela tem se tornado cada vez mais popular, presente em dietas e também na alimentação balanceada.

E você, gostou do artigo? Já experimentou a Stévia? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This