Aprenda 4 formas especiais de prospecção de novos clientes!

A prospecção de novos clientes é fundamental para qualquer empresa que quer crescer no mercado, pois se trata do primeiro contato pessoal feito com o público. Esse recurso, às vezes chamado de pré-venda, possui técnicas valiosas devido ao seu impacto sobre o fechamento de novos contratos.

O termo prospectar tem como significado “fazer sondagens em minas ou jazidas de minério para determinar seu valor provável”. Assim, esse processo de vendas consiste na organização de novos possíveis interessados em adquirir o que a empresa tem a oferecer. Desse modo, a forma como o público é abordado define sua decisão de compra.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo e conheça 4 boas maneiras de prospectar novos clientes. 

1. Utilize o marketing de conteúdo

Utilizar os meios digitais como forma de contato com o público é uma ótima maneira de prospectar novos clientes. Conquistar prováveis consumidores é um meio de fugir de relacionamentos que começam do zero. Em vez de ser uma chamada aleatória, você vai se relacionar com alguém que procurou e se comunicou com a marca, seja por meio de questionários ou assinando uma newsletter.  

O uso de mídias sociais também é muito útil nesse sentido. Os dados sobre os clientes ideais são muito valiosos e permitem direcionar os produtos para o público certo.

2. Receba indicações

As indicações são uma das melhores fontes para conseguir novos clientes. Quando aqueles que já estão engajados com a marca indicam a empresa para os amigos e conhecidos, seja nas redes sociais ou por meio do boca a boca, a experiência do usuário se reflete nessa ação.

Uma boa prática para impulsionar as recomendações é criar conteúdos relacionados ao tipo de produto ou serviço que seu empreendimento oferece. Seja por meio de posts ou vídeos, demonstre seu conhecimento e profissionalismo. Assim, o trabalho se torna mais concreto e as recomendações feitas por clientes já fidelizados podem ser visualizadas com mais facilidade.

3. Retome os contatos

Olhar o seu portfólio de vendas e tentar retomar o contato com velhos consumidores pode ser uma opção eficaz e barata na prospecção de novos clientes. É importante tentar compreender o motivo de a conta estar parada, o que permite ajustar as estratégias de vendas com os seus possíveis consumidores e reengajar o seu antigo público.

4. Não misture as tarefas

É comum, ao realizar visitas com o objetivo conhecer o provável cliente, acabar transformando a situação em uma reunião de vendas. Lembre-se de que prospectar não é vender, e sim construir a primeira parte do relacionamento de vendas entre a empresa e o futuro cliente. Essa ansiedade em tentar fechar negócio num primeiro contato pode acabar com uma relação que tendia a ser promissora.

A prospecção de novos clientes é o primeiro passo a ser dado para garantir o sucesso nas estratégias de venda. Dessa forma, é possível fidelizá-los e aumentar o interesse deles em relação aos produtos e serviços da marca, uma vez que as vendas vão ser direcionadas ao consumidor ideal.

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