Como fidelizar o cliente com 5 práticas infalíveis na pós-venda?

A sua maior preocupação está em atrair ou fidelizar o cliente? Embora seja muito importante que você tenha estratégias de atração e conquiste cada vez mais pessoas, não pode se esquecer de preservar os clientes antigos.

As práticas de pós-venda são fundamentais para que os seus clientes percebam que você se importa com a satisfação e a opinião deles. Esse bom atendimento desperta a simpatia das pessoas por você e pelos seus serviços. Dessa forma, elas voltam a consumir os seus produtos.

Se os clientes antigos são preservados, você não precisa dirigir todos os seus esforços para conquistar pessoas diferentes, porque as estratégias de atração servirão para aumentar a sua cartela, mas o seu negócio não dependerá apenas delas.

Continue lendo o artigo e aprenda algumas práticas que vão ajudar a fazer uma pós-venda eficaz para fidelizar seus clientes antigos.

1. Tenha um histórico de clientes

O histórico de clientes ajuda a reunir informações sobre as pessoas que já consumiram os seus produtos. É importante que esses dados estejam sempre atualizados para que você possa adotar estratégias eficazes e não perder os seus contatos.

É interessante que você reúna algumas informações a mais, além de nome, telefone e endereço. Procure fazer pequenas notas a respeito de gostos pessoais, costumes, comportamentos e até mesmo sobre a família dessas pessoas. Tudo isso para que possa conhecer o cliente e criar uma relação de maior intimidade e confiança.

2. Mantenha canais diferentes de comunicação

Disponibilize mais de um canal para que as pessoas possam se comunicar com você. Para fidelizar clientes, é importante que eles saibam onde encontrar você e obtenham resposta para suas perguntas e mensagens.

Por isso, abra os canais e divulgue-os para essas pessoas. Não se esqueça, também, de acessar esses recursos para observar se alguém entrou em contato com você. Afinal, de nada adianta fazer a divulgação se as pessoas não são atendidas.

3. Crie programas de fidelização

Outra forma muito eficaz de fidelizar clientes é oferecer para essas pessoas oportunidades exclusivas. São os chamados programas de fidelização, que fazem o consumidor preferir adquirir os seus produtos e não os de seus concorrentes.

Um desconto especial, uma facilidade no pagamento e até mesmo saber sobre novos produtos antes de todo mundo é um diferencial atrativo. Mas não esqueça que esses programas devem ser criados de acordo com aquilo que traz vantagens também para você.

4. Faça pesquisas de satisfação e promova mudanças

Você também pode realizar pesquisas de satisfação com os seus clientes para ouvir as opiniões e sugestões. Nesse caso, as críticas positivas são importantes, mas fique mais atento às reclamações e críticas negativas.

São elas que vão mostrar onde ainda existem falhas ou erros que podem ser corrigidos. Assim que você identificar esses pontos, promova mudanças e divulgue isso para que os seus clientes percebam o seu esforço em melhorar os serviços e o atendimento.

5. Use a Agenda do Distribuidor

A Agenda do Distribuidor é uma ferramenta muito eficaz para ajudar a controlar o seu negócio e fidelizar clientes. Isso porque ela facilita a organização e o controle das suas vendas, das atividades, dos valores e de tudo o que está relacionado ao seu negócio.

Com esse controle, você fará melhor gestão, e isso vai impactar na qualidade do seu serviço e do seu atendimento. As pessoas vão perceber o seu profissionalismo e o seu comprometimento, o que também é um diferencial.

Para fidelizar o cliente, você precisa se mostrar sempre presente, a fim de ajudar e assessorar nas dúvidas que aparecerem. Por isso, não se preocupe apenas em sempre conquistar pessoas novas, mas valorize os seus clientes antigos para que o seu negócio somente cresça, já que você estará acrescentando pessoas, e não brigando constantemente por um lugar ao sol.

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