Indicação de amigos: o seu círculo social te ajuda a vender mais!

O sonho de todo empreendedor é conseguir vender mais com o mínimo de custos possíveis, bem como conseguir a fidelização do cliente. Afinal, a possibilidade de potencializar o alcance de ações de divulgação com menos gastos garante um melhor custo-benefício.

Além disso, determinadas ações também são mais efetivas pela própria natureza da ação, e um dos principais exemplos disso é a indicação de amigos de produtos e serviços da sua empresa. Sendo assim, continue a leitura e veja como isso auxilia a vender mais e quais são os benefícios do marketing de indicação.

A indicação de amigos ajuda a vender mais

Um dos principais critérios pelo qual as indicações de amigos auxiliam a vender mais é a questão da confiança. Pense quando você precisa contratar um serviço ou comprar um produto essencial, o que você faz? Pergunta a seus amigos se eles conhecem alguém de confiança que possa indicar, não é mesmo?

Esse processo funciona da mesma forma para sua rede de clientes. Quando um deles fica feliz com o serviço prestado ou com o item adquirido, indica para os amigos mais próximos que, a partir de um relato de confiança, se sentirão tentados também a realizar a aquisição.

Conheça o referral marketing

Explorar isso, portanto, torna-se fundamental e, por isso, é importante investir no referral marketing (ou marketing de indicação, em português). Por meio de técnicas específicas, estimula-se clientes, funcionários e parceiros a indicarem o que a sua empresa proporciona para sua rede de amigos. Algumas das principais ferramentas utilizadas são:

  • exploração do marketing boca a boca;
  • oferecer benefícios para os clientes por meio de indicação (cupom de desconto ao indicar um novo cliente, valendo tanto para o fidelizado quanto para o novo comprador);
  • avaliações e marcações em redes sociais;
  • investimento em atendimento diferenciado;
  • solicitações de forma indireta (oferecimento de sorteios para marcações de amigos em redes sociais);
  • criar um Programa de Defensores da Marca;
  • explorar a rede de digital influencers por meio de parcerias, entre outros.

Benefícios do marketing de indicação

Investir no referral marketing acarreta em uma série de benefícios para a sua organização, tais como:

Redução do orçamento

Alguns gastos de divulgação são reduzidos quando se explora, de forma eficiente, o referral marketing. Por exemplo, o marketing boca a boca é gratuito e espontâneo, fazendo com que o investimento necessário seja apenas para a otimização do serviço e do atendimento e, também, induzir o cliente a realizar a indicação.

Isso representa uma redução de custo considerável comparado com outras estratégias e ferramentas de marketing — não que você deva abrir mão delas, mas, utilizá-las de forma complementar.

Foco no cliente que está satisfeito com produto

O que é mais fácil: convencer um cliente que ainda não realizou a compra ou cativar a fidelização daquele que já está satisfeito? Lembre-se que quanto mais esforço é necessário, mais tempo e investimento financeiro para alcançar o objetivo final também.

Aceleração do ciclo de vendas

A indicação de amigos, como necessita de menor esforço para ocorrer, faz com que o ciclo de vendas seja acelerado. Se nos processos normais há a necessidade de conduzir o cliente por todo o funil de vendas, a recomendação de conhecidos faz com que a pessoa já tenha todas as informações em mãos. Assim, o processo de decisão é agilizado e, com isso, as compras são realizadas mais facilmente.

Geração de clientes mais satisfeitos

Ao investir em referral marketing, o foco passa a ser na fidelização do cliente que já adquiriu o produto ou contratou o serviço, a fim de que ele se torne um embaixador da marca. Este tipo de ação provoca, a longo prazo, uma geração de clientes mais satisfeitos, já que há uma melhora do serviço prestado, do atendimento oferecido e da qualidade do produto vendido, explorando seus respectivos diferenciais.

Vender mais é o sonho de qualquer gestor, e com o referral marketing é plenamente possível. Com tudo isso que apresentamos, você consegue comercializar mais por um custo menor de investimento por aquisição, melhorando a receita de vendas de forma geral. Ou seja, vale a pena o investimento!

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