Marketing digital para iniciantes: como vender um produto na internet?

A internet mudou a forma como fazemos praticamente tudo, inclusive como trabalhamos. E os modelos de negócios não ficaram fora dessa transformação. Atualmente, grande parte das empresas offline têm também site de vendas, atendimento online e oferecimento de serviços no ambiente digital.

Além disso, as novas mídias estão conquistando cada vez mais usuários e uma parcela maior das verbas de publicidade. Se você gostaria de começar a anunciar a sua empresa na internet mas não sabe como, este post é para você!

Nele, preparamos um miniguia de marketing digital para iniciantes, com as dicas mais quentes para você vender seus produtos na internet. Confira!

Defina seu público online

A internet é um meio no qual transitam pessoas de todos os tipos de perfis, classes sociais, hábitos de consumo e estilos de vida. Nesse sentido, nem todas elas serão o público do seu produto. Fazer anúncios genéricos para um público muito abrangente é a receita mais certeira para desperdiçar tempo e dinheiro.

Em vez disso, use o seu mapeamento de público offline e aplique-o ao ambiente digital. Google e Facebook, os dois grupos que detêm as maiores plataformas atuais de anúncios online, possuem boas ferramentas gratuitas que podem ajudar você a direcionar seus anúncios exatamente para o público que deseja atingir.

Crie sua buyer persona

Na década de 1990, definir o público-alvo significava traçar faixa etária, classe social e nível de escolarização das pessoas que consumiam das empresas ou marcas. Hoje em dia, essa segmentação é genérica demais e não é suficiente para fazer a sua mensagem chegar ao público certo.

Por outro lado, uma estratégia bastante eficaz é você criar uma buyer persona, que, em termos gerais, é um arquétipo do seu consumidor típico. A partir dos dados obtidos em pesquisas realizadas pela empresa, você conseguirá traçar as principais características desse personagem. Isso o ajudará a direcionar melhor sua comunicação.

Não faça ações isoladas

Um dos pilares do marketing digital é a continuidade. É muito importante que seus canais digitais — blogs, perfis nas redes sociais, canal no YouTube etc. — sejam atualizados frequentemente e com boa periodicidade. Além de ajudar a posicionar melhor a sua página nos buscadores, isso ainda melhora a reputação da sua marca diante dos consumidores, que enxergarão a empresa como mais confiável.

Invista em anúncios online

Os algoritmos das redes sociais têm funcionado, cada vez mais, para pressionar marcas e empresas a pagar por anúncios. O alcance orgânico caiu muito nos últimos meses, e não há indícios de que isso vá mudar.

Por isso, para sua empresa ou seu produto ter visibilidade na internet, é importante investir em anúncios online. Além de garantir que sua peça publicitária será vista pelo número de pessoas que você decidir, ainda é possível definir o perfil do público e escolher para quem ela será exibida.

Monitore os resultados

Para uma campanha de marketing digital ter sucesso, a monitorização dos resultados tem que ser constante e usada como ferramenta para planejar as próximas ações. A partir dos números obtidos com um anúncio ou uma campanha, você consegue entender quais mudanças fazer para ter um resultado melhor ainda da próxima vez.

A internet está em constante transformação, assim como suas linguagens, seus códigos de conduta e os meios por onde as pessoas circulam. Por isso, é vital que você esteja sempre atento às novidades no campo. Leia blogs especializados, analise os relatórios do Google, fique por dentro das alterações nos algoritmos do Facebook e do Instagram. Assim, você garantirá um bom desempenho das suas ações.

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