Saiba quais são os principais benefícios que o colágeno pode trazer

O colágeno é uma proteína de função estrutural muito importante e abundante no organismo. Uma de suas principais funções é atuar na sustentação das células, na composição de tendões, cartilagens, músculos e demais órgãos e estruturas do corpo humano.

Com muita aplicação em cosméticos, devido aos seus componentes que ajudam na firmação de pele, ele também pode ser encontrado em alguns alimentos e suplementos alimentares, sendo diversos os benefícios do colágeno.

Quer aprender mais sobre esse componente e os benefícios que ele pode trazer para seu corpo? Acompanhe a leitura e descubra!

Benefícios do colágeno para a pele e o organismo

Apesar de o colágeno estar sempre relacionado à firmeza da pele, seus benefícios vão muito além disso no nosso organismo. Desde o fortalecimento das unhas, cabelo e pele até na composição de órgãos vitais, ele auxilia na união e sustentação das células do corpo, otimizando nossa saúde. Continue lendo para saber os benefícios do colágeno.

Melhora a elasticidade da pele e previne estrias

Por manter as células bem unidas, o colágeno evita a perda de água pela epiderme e, assim, ajuda a manter a pele hidratada e livre de ressecamento. Essa hidratação contribui para a maleabilidade da pele, sendo uma das formas de manter ou melhorar sua elasticidade.

Além disso, sua característica de sustentação também ajuda a reduzir a flacidez, atenuar cicatrizes e prevenir o aparecimento de estrias.

Previne o surgimento de rugas e linhas de expressão

O colágeno também atua na prevenção do surgimento de rugas, visto que auxilia a pele a permanecer mais firme e estável. No entanto, após os 40 anos, o nível de colágeno produzido pelo nosso corpo começa a reduzir. Nesse caso, para evitar o aparecimento de rugas ou muitas linhas de expressão, pode ser necessário um suplemento de colágeno na alimentação ou uso de cremes e realização de tratamentos estéticos.

Melhora a resistência dos músculos

Esse componente também atua na melhoria da resistência dos músculos. Por estar presente em sua composição, músculos, articulações e ligamentos dependem de proteína para permanecerem firmes.

Por isso, muitas vezes, pessoas que utilizam muito seus músculos — atletas, por exemplo — utilizam uma suplementação de colágeno a fim de evitar danos nos tecidos musculares.

Colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar com origem na hidrólise  reação de quebra de uma molécula utilizando água — do colágeno vindo da cartilagem e dos ossos bovinos, que pode ser encontrado em fórmulas de cápsulas ou em pó. Seu uso é feito para aumentar os níveis dessa proteína no corpo.

Ele é indicado principalmente para pessoas cujo organismo não consegue mais sintetizá-la. Dessa forma, quando usado em excesso, seu efeito pode ser controverso.

Além disso, tendo um estilo de vida saudável — com a prática regular de exercícios físicos, ingestão de muita água, dieta livre de álcool, cigarros e produtos industrializados, etc. —, essa suplementação não é necessária. O colágeno também pode ser encontrado em alimentos como carnes, frutas, oleaginosas, grãos, vegetais, alho, gelatina, entre outros.

Como você pôde ver, são muitos os benefícios do colágeno. No entanto, visto que nosso corpo já produz essa proteína, seu suplemento deve ser equilibrado. Caso pretenda aderir uma dieta com mais colágeno, a fim de aproveitar melhor os seus benefícios, o ideal é consultar previamente um profissional da nutrição.

Gostou de saber mais sobre o colágeno? Já conhecia alguns de seus benefícios ou faz uso do colágeno hidrolisado? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This