Veja nossas dicas saudáveis para você trabalhar o corpo e a mente

Algumas pessoas se preocupam mais com a saúde física, enquanto outras preferem manter o cérebro ativo. Porém, se isolados, esses cuidados se tornam incompletos, pois, para ter uma vida saudável, é fundamental trabalhar o corpo e a mente.

Nosso organismo precisa estar em equilíbrio, assim como nossa mente deve estar lúcida para termos qualidade de vida. E ambos fatores interferem em nossa rotina e rendimento, por isso, neste post, vamos lhe ensinar como manter o seu organismo em harmonia. Acompanhe!

Qual a importância de trabalhar o corpo e a mente? 

Tudo o que acontece com nosso corpo reflete na mente e vice-versa. O ser humano precisa que as duas dimensões estejam saudáveis para estar em harmonia. Não adianta ter vontade de fazer tudo se o corpo não tem saúde para acompanhar, e nem ter um corpo saudável se a vida for um estresse total.

Os descuidos com um ou outro refletem de maneira negativa, interferindo em nosso rendimento no trabalho, nas relações pessoais e ainda em nossa autoestima.

Como os cuidados refletem no trabalho e no rendimento?

O funcionamento do corpo e da mente se baseia, também, na química orgânica. Reações acontecem em nosso organismo a todo momento, e elas podem ser positivas ou negativas dependendo dos estímulos recebidos.

Ao trabalhar o corpo e a mente, são liberadas substâncias que favorecem o humor, a concentração e o raciocínio. Esses fatores permitem um bom rendimento em sua rotina e mais disposição para lidar com desafios.

Ao praticar exercícios, também são liberados neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, que melhoram o bem-estar. Ao mesmo tempo, reduzimos o cortisol, hormônio do estresse.

Trabalhar o corpo e a mente é fundamental porque eles se complementam e dependem um do outro. Além disso, o ponto positivo é que alguns hábitos e cuidados contribuem para a saúde de ambos simultaneamente.

Como manter uma alimentação saudável?

A nossa alimentação interfere nas reações químicas que ocorrem no organismo, por isso, precisamos saber como compor um cardápio saudável. Veja algumas dicas para isso:

Beba bastante água

A água hidrata o organismo, elimina toxinas e ajuda os rins a filtrarem o sangue para que o corpo aproveite nutrientes, se mantenha oxigenado e reforce o sistema imunológico.

Consuma oleaginosas

São frutas secas — como castanha-do-pará, amêndoas e nozes — ricas em ômega-3, vitaminas e gorduras boas. Elas protegem o coração, reduzem o colesterol ruim e previnem o envelhecimento precoce.

Prefira alimentos integrais

Alimentos integrais contêm grande concentração de nutrientes, ajudam a combater o colesterol e a prevenir o diabetes e a obesidade. Além disso, são de fácil digestão, diferentemente dos derivados de farinha de trigo branca.

Reduza o consumo de industrializados

Alimentos industrializados contêm muitas substâncias nocivas, como gorduras, açúcares, sódio, corantes e conservantes. Prefira reduzir ao máximo seu consumo para não acumular toxinas.

Aumente o consumo de alimentos naturais

Verduras, legumes e frutas são ricos em nutrientes diversos. Procure variar o cardápio para obter grupos diferentes de vitaminas. Uma opção é escolher pela cor.  

Existem exercícios sem grandes restrições?

Os exercícios são essenciais para trabalhar o corpo e a mente, mas é preciso adotar aquele ideal para você. É comum que pessoas tenham limitações ou restrições em função da saúde, por isso, antes de começar uma atividade, é importante consultar um médico.

De toda forma, existem exercícios que não possuem muitas restrições porque são de baixo impacto e podem ser praticados por pessoas de todas as idades. Alguns deles são:

  • caminhada;
  • natação;
  • hidroginástica;
  • ciclismo;
  • pilates.

Praticar yoga, dançar e manter um hobby também são atividades válidas, pois ajudam a relaxar e equilibrar corpo e mente. Por isso, sugerimos que você adote um tipo de exercício ou atividade que seja prazerosa para que sua prática seja satisfatória, e não uma obrigação.

Ao trabalhar o corpo e a mente você eleva significativamente sua qualidade de vida. Os reflexos positivos são sentidos em seu trabalho, suas relações interpessoais, seu desempenho e suas capacidades cognitivas, Por isso, não negligencie nenhum dos dois. Adote hábitos saudáveis para equilibrar ambos!

O que você faz para trabalhar o corpo e a mente? Deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This